Home
Agenda
Cinema
Gastronomia
Procurar Cidade
Contactos
Registar
Login
 
PROCURAR

Parque da Cidade do Porto  

Parques e Jardins

Mais de 9 Km de caminhos estendem-se ao longo do Parque por entre relvados e áreas arborizadas, permitindo agradáveis caminhadas aos seus visitantes.

Home
Porto
Sugerir
Reportar Erro
O Parque da Cidade possui uma superfície com 83 hectares de áreas verdes que o classificam como o maior parque urbano do país! Este magnifico espaço estende-se até ao Oceano Atlântico e é um dos destinos mais procurados por todos os que pretendem passar bons momentos em contacto com a natureza.

Tendo sido projectado pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal nos anos 60, foi inaugurado em 1993 (1ª fase) e finalizado em 2002, com a construção da Frente Marítima.

Mais de 9 Km de caminhos estendem-se ao longo do Parque por entre relvados e áreas arborizadas, permitindo agradáveis caminhadas aos seus visitantes. Existem ainda espalhados pelo espaço diversas estadias para contemplação e descanso dos caminhantes, representando vários acontecimentos, que contrastam com a expressão natural da vegetação envolvente e que assumem um papel fundamental no jogo de espaços.

A vasta diversidade da fauna existente é outros dos grandes atractivos do Parque da Cidade. Ao longo dos anos têm vindo a crescer e a fixar-se de forma natural cisnes, patos bravos, coelhos, gansos, peixes, sapos, repteis, etc. A área é ainda palco de vários percursos migratórios de aves, das quais se destaca a garça.

A flora do Parque é rica e diversificada, estando limitada pela proximidade do mar. Existem 74 espécies arbóreas, 42 espécies arbustivas, 15 espécies de árvores de fruto e 10 espécies aquáticas, num total de várias dezenas de milhares de exemplares.


O Núcleo Rural de Aldoar, composto por quatro quintas, foi inaugurado em 2002. Aí, podemos encontrar vários equipamentos nomeadamente um restaurante, um salão de chá com esplanada e um picadeiro para o uso do Clube de Póneis e um Centro de Educação Ambiental, onde são realizadas várias actividades no âmbito da protecção do meio ambiente, dirigidas ao público escolar em geral. Na quinta 66, existem várias lojas de associações sem fins lucrativos que, no âmbito do “Comércio Justo”, promovem e comercializam os seus produtos oriundos principalmente da actividade artesanal e da agricultura biológica. A dinamização deste espaço permite a todos os utentes que quotidianamente frequentem o parque, usufruírem dum pólo de atracção num ambiente rural e natural único na cidade.

O Parque da Cidade é assim um espaço verde, com lagos, flora e fauna variada, junto ao mar no norte da cidade, cujas colinas fazem com que o visitante não se aperceba que está numa área densamente povoada e onde as pessoas se juntam para praticar diversos desportos e passear, estando dotado de vários equipamentos nesse sentido.


PARTILHA COM OS TEUS AMIGOS

Porto

Visitar a cidade

Brasão da Cidade
Contactos

Parque da Cidade Estrada da Circunvalação 4100-183 Porto

4100-183 Porto

225 320 080 (Chamada para a rede fixa nacional)

parquecidadedoporto.com

DistritoPorto

ConcelhoPorto

FreguesiaUnião das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde

LatitudeN 41º 10' 7.104''

LongitudeO 8º 40' 48.2071''

ENVIAR MAIL
Horário

segunda-feira a domingo: 07:00 - 00:00

Mais Informação da Empresa

NOME OFÍCIAL DA EMPRESA

Parque da Cidade do Porto


Visualize esta página no seu telemóvel

https://www.portugalxxi.pt/pag/Parque-da-Cidade-do-Porto-243766.html





© 2024 Portugal XXI Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Optimeios