Registar
Login
 
PROCURAR

Pesquisar no Portugal XXI

É fácil pesquisar no Portugal XXI! Basta digitar as palavras que considera mais relevantes para a sua pesquisa e clicar em Enter ou no botão Pesquisar. Quantas mais palavras digitar mais refinada será a sua pesquisa. Se por exemplo quiser procurar uma empresa de informática do Porto poderá digitar as palavras "porto" e "informatica" se souber ainda que a empresa tem "maria" no nome poderá obter melhores resultados se pesquisar "porto" "informatica" "maria".
O Portugal XXI só retorna resultados que incluam todas as palavras que colocou na pesquisa. Retomando o exemplo em cima, a lista de resultados será composta por empresas que incluam as palavras "porto" "informatica" e "maria" simultaneamente.

O Portugal XXI ignora palavras com duas ou menos letras cujo contributo para o resultado de uma pesquisa é quase nulo. Como exemplo de alguns termos ignorados pelo Takitudo temos "o" "as" "em" "na" etc.
 

Maiúsculas Minúsculas e Acentuação
O Portugal XXI não destingue letras maiúsculas de minúsculas, procurar a palavra "internet" retorna os mesmos resultados que procurar as palavras "Internet" ou "INTERNET". Deste modo não precisa de se preocupar em escrever maiúsculas, nem mesmo no nome de pessoas ou empresas. O Portugal XXIconsiderará sempre que o nome "maria" é igual ao nome "MARIA".

Relativamente à acentuação o Portugal XXI comporta-se de forma semelhante não destinguindo palavras acentuadas de palavras sem acentos. Assim sendo, pesquisar "joão" ou "joao" retornará exactamente os mesmos resultados.
 

Campos pesquisados
O Portugal XXI pesquisa todos os campos de um registo. Isto permite-lhe por exemplo pesquisar uma empresa pela sua morada, telefone, url ou e-mail. Pode por exemplo, dado um número de telefone, conhecer a empresa a que pertence. Ou por exemplo saber que empresas existem numa determinada rua de uma cidade.

Dicas de Pesquisa

"e" automático
O Takitudo procura sempre resultados que contenham todas as palavras colocadas não necessitando do sinal + ou do operador lógico and.


Pesquisar por frases
O Portugal XXI permite-lhe pesquisar frases para isso só tem que colocar as palavras entre aspas ( " ). Para procurar a frase centro de informática deverá escrever "centro de informática".


Excluir palavras
Se desejar filtrar resultados que contenham determinadas palavras deverá colocar um sinal menos ( - )antes da palavra. Por exemplo se não quiser resultados que contenham a palavra internet deverá escrever -internet.


Palavras incompletas com *
Se por exemplo não sabe exactamente uma determinada palavra ou quer uma lista de resultados mais abrangente pode pesquisar apenas por uma parte da palavra. Para isso basta colocar asterisco ( * ) no fim da palavra. Por exemplo se pesquisar a palavra inform*, o resultado terá todos os resgistos que contenham palavras começadas por inform, como informática, informações etc.

© 2022 Portugal XXI Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Optimeios