Jardim Botânico
Parques e Jardins / Local para Eventos
O Jardim Botânico do Porto assume hoje importância pela sua vertente botânica, possuindo um conjunto significativo de espécies quer pela sua raridade quer pela sua dimensão, nomeadamente espécies exóticas.
O Jardim Botânico
Em 1983, o Jardim Botânico encerrou ao público na sequência do seu estado de degradação, tendo reaberto em 2001, após uma primeira intervenção de contenção dessa degradação. A oportunidade de uma candidatura ao Programa ON (CCDRN) permitiu renovar as redes de caminhos, rega, drenagem e eléctrica e foi ainda possível realizar um conjunto de outros melhoramentos. A obra obrigou ao encerramento do jardim ao público em Julho de 2006 tornando-se possível concluir esta nova fase da intervenção em Maio de 2007 e assim proceder à sua reabertura.
Atualmente com 4 hectares, o Jardim Botânico está organizado em três patamares com caraterísticas muito distintas. No primeiro patamar, envolvendo a Casa Andresen, desenvolvem-se os jardins formais, separados pelas altas sebes de camélias centenárias, e influenciados pelo movimento Arts and Crafts. No segundo patamar, encontra-se o jardim de plantas xerófitas com diversos catos e plantas suculentas e onde podemos encontrar a estufa de catos, a estufa tropical e a estufa de orquídeas. Finalmente, no patamar mais baixo, localiza-se o arboreto, no qual se encontram as coleções de coníferas, plantas autóctones, o fetário e o maior lago do Jardim.
O Jardim Botânico do Porto assume hoje importância pela sua vertente botânica, possuindo um conjunto significativo de espécies quer pela sua raridade quer pela sua dimensão, nomeadamente espécies exóticas. É ainda representativo das quintas de recreio do Porto oitocentista e é também um espaço literário. É um lugar de referência na vida e na obra dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.
PARTILHA COM OS TEUS AMIGOS
Porto
Visitar a cidade
Rua do Campo Alegre 1191
4150-181 Porto
220 408 727 (Chamada para a rede fixa nacional)
933 086 492 (Chamada para a rede móvel nacional)
jardimbotanico@up.pt
www.jardimbotanico.up.pt/index.php
DistritoPorto
ConcelhoPorto
FreguesiaUnião das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
LatitudeN 41º 9' 15.2575''
LongitudeO 8º 38' 37.1951''
Aberto das
09h00 até às 19h00
Encerrado apenas a 1 de Janeiro e 25 de Dezembro.
Autocarro
STCP linhas 200, 204, 207 e 504 (paragem Jardim Botânico)
Metro
Estação Casa da Música
Carro
De Sul para Norte:
A1/IC1 em direção a “Ponte da Arrábida”, saída em direção a “Bessa Leite | Foz”
Na Rua de António Bessa Leite, seguir na 1ª saída da rotunda para Rua da Venezuela
Seguir à direita para Rua de António Cardono. No cruzamento da Rua António Cardoso com a Rua do Campo Alegre encontra-se o Jardim Botânico do Porto
De Norte para Sul:
A1/IC23 em direção a “Ponte da Arrábida” e saída em direção a “Avenida da Boavista Nascente | Foz”
Seguir na Rua de Grijó em direção a “Foz | Porto”
Seguir Rua Pedro Olaio e depois Rua de José Monteiro Salazar. Na Rua de Diogo Botelho virar imediatamente à esquerda seguindo até Rua do Campo Alegre
Visualize esta página no seu telemóvel https://www.portugalxxi.pt/pag/Jardim-Botânico-243952.html |
© 2025 Portugal XXI Todos os direitos reservados.