Home
Agenda
Cinema
Gastronomia
Procurar Cidade
Contactos
Registar
Login
 
PROCURAR

Museu Francisco Tavares  

Museus

Este Museu apresenta coleções em diferentes áreas: arqueologia; pintura e tapeçarias do século XVI; paramentaria, traje e colchas de bordado de Castelo Branco; tecnologias têxteis tradicionais, que registam o processo de produção e transformação artesanal

Home
Castelo Branco
Sugerir
Reportar Erro


O Museu Francisco Tavares Proença Júnior foi criado em 1910 pelo arqueólogo de quem recebeu o nome e assume como missão  “o estudo e a investigação, a recolha, a documentação, a conservação, a interpretação, a exposição e a divulgação do património cultural que integra o seu acervo, com especial relevo para as coleções de Arqueologia e de Têxteis, entendidas enquanto referentes identitários, fontes de investigação científica e de fruição estética".
A sua missão é também a divulgação do património local e regional não representado no acervo do Museu e considerado expressivo da identidade das comunidades da região de influência do Museu.
Integrado na Rede de Museus e Equipamentos Culturais do Município de Castelo Branco, desde 1 de setembro de 2015,  no âmbito do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências do Governo, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior conta com uma área de exposições temporárias, ampliada e situada em área privilegiada, ao lado do Salão Nobre.
Simultaneamente, está a ser reforçada a componente expositiva de Arqueologia, bem como de Arte Sacra.
Paralelamente, está a ser ultimada a transferência do núcleo expositivo “Tecnologias Tradicionais do Linho e da Seda” e a Oficina-Escola de  Bordados Regionais  para Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, a instalar no edifício das antigas instalações da Biblioteca Municipal, na Praça de Camões.
A Biblioteca D. Fernando de Almeida, criada em 1985 na sequência da doação do espólio bibliográfico do ex-diretor do Museu, está agora instalada no R/C do edifício, para facilitar o acesso, quer ao público em geral, quer de investigadores e público  especializado, mas, sobretudo, de cidadãos com mobilidade reduzida.
A Arqueologia, matriz fundadora do Museu, ganha agora uma  maior relevância, ocupando todo o R/C do edifício, através da elaboração de um programa coerente de exposições temporárias, promovendo-se ao mesmo tempo o estudo, a conservação e a divulgação do espólio existente nas reservas.
Para além da Arqueologia, nas exposições temporárias privilegiar-se-á, também, a arte têxtil, a arte sacra, a etnografia, o mobiliário e outras áreas relacionadas com a cultura regional.
Sublinhe-se que um dos núcleos principais do Museu é o da Arte Têxtil, em que predominam as colchas de Castelo Branco.
O Museu Francisco Tavares Proença Júnior assume como principal vocação disciplinar a Arqueologia, as Artes Decorativas com incidência no Bordado de Castelo Branco e a Arte Sacra.
O Salão Nobre do Museu está a ser potenciado com a apresentação de iniciativas regulares com concertos, palestras, jornadas ou outras iniciativas consentâneas com a missão do Museu, pelo que o acesso àquele espaço é agora feito pela escadaria principal do edifício


PARTILHA COM OS TEUS AMIGOS

Castelo Branco

Visitar a cidade

Brasão da Cidade
Contactos

R. Dr. Alfredo Mota 1

6000-773 Castelo Branco

272 344 277 (Chamada para a rede fixa nacional)

DistritoCastelo Branco

ConcelhoCastelo Branco

Freguesia

LatitudeN 39º 49' 42.003''

LongitudeO 7º 29' 39.2306''

ENVIAR MAIL
Horário

Terça-feira a Domingo: 10:00–13:00 | 14:00–18:00
Segunda-feira: Encerrado

Presença nas Redes Sociais
Mais Informação da Empresa

NOME OFÍCIAL DA EMPRESA

Museu Francisco Tavares Proença Jr.

Nº DE CONTRIBUINTE

506584534

CÓDIGO CAE

94995 Outras actividades associativas, n.e.

Preços de Entrada

Adultos: 2€.
Estudantes: 1€.
Menores de 14 anos: Entrada gratuita


Visualize esta página no seu telemóvel

https://www.portugalxxi.pt/pag/Museu-Francisco-Tavares-Proenca-Jr-243888.html





© 2024 Portugal XXI Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Optimeios