A Ponte Eiffel que faz a travessia do rio Lima, entre Viana do Castelo e Cais Novo, foi concebida por Gustavo Eiffel e inaugurada em 30 de Junho de 1878.
Uma ponte rodoferroviária que cruza o Rio Lima em Viana do Castelo permitiu um melhor transporte de pessoas e mercadorias que no início do século XIX era feito por uma outra ponte mais rudimentar ou por transporte fluvial.
A ponte possui um comprimento total de cerca de 645 m, sendo considerada pelas suas dimensões, como uma obra monumental, é composto por dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário e o inferior ferroviário, que têm uma extensão de 562 m, e estão divididos em 10 tramos contínuos de vigas rectas, utiliza vigas de rótula múltipla, o vão mínimo entre dois pilares é de 46,08 m, e um símbolo da arquitetura do Ferro em Portugal.
No ano de 1936, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses fez grandes obras de reparação nesta ponte.
No final do Século XX, foi alvo de grandes obras de beneficiação como parte de um programa da empresa Caminhos de Ferro Portugueses para reabilitar as suas pontes metálicas, e permitir que continuasse em serviço como a instalação de cabos de pré-esforço às estruturas metálicas.
A intervenção aumentou a largura do tabuleiro de 6,88 metros para oito metros, seis dos quais para a faixa de rodagem e os restantes para dois passeios de um metro de largura cada.
No ano de 2016 a última intervenção realizada na ponte centenária foi realizada para a substituição dos aparelhos de apoio da travessia rodoferroviária sobre o rio Lima.