Home
Agenda
Cinema
Gastronomia
Procurar Cidade
Contactos
Registar
Login
 
PROCURAR

Fortaleza de Almeida  

Castelos / Fortes

As ruínas do Castelo de Almeida podem ser encontradas no recinto amuralhado da vila e estão classificadas como Monumento Nacional.

Home
Guarda
Almeida
Sugerir
Reportar Erro


O primitivo castelo fronteiriço de Almeida foi obra das tropas sarracenas, que perderam esta fortaleza raiana em 1039 para o exército leonês de Fernando Magno. Contudo, as posteriores disputas pela sua posse seriam realizadas entre leoneses, árabes e portugueses. Uma retumbante vitória foi obtida por Paio Guterres - cavaleiro português cognominado "Almeidão" pela conquista desta povoação em 1190. Leoneses e portugueses prosseguiram na disputa pela sua posse até 1297, altura em que foi assinado por D. Dinis o Tratado de Alcanises, assegurando Portugal a posse definitiva de Almeida e das terras de Riba-Coa.
D. Dinis procedeu à reedificação e ampliação das muralhas que circundavam a vila, obra que prosseguiu em maior escala no reinado de D. Fernando I, servindo esta fortaleza como ponto de apoio da desastrosa campanha nacional contra Castela. O resultado foi a queda de Almeida, por duas ocasiões, nas mãos dos exércitos castelhanos. Ao tomar o partido de D. Beatriz e de Castela na Crise de 1383-85, o alcaide de Almeida seria derrotado e afastado pelas tropas portuguesas comandadas por D. João I.
No reinado de D. Manuel I, Almeida sofre uma ampliação da praça-forte e do duplo circuito de muralhas defensivas. No entanto, pouco subsiste do seu perfil medieval e quinhentista, devido a uma destruidora explosão ocorrida em 1810.
Grande parte do atual sistema defensivo de Almeida começou a ser erguido nos anos subsequentes à Revolução de 1640, atingindo um nível e uma extensão de excecional monumentalidade. As obras começaram em 1641 sob a direção do governador de Beja, Álvaro Abranches, e a sua conclusão verificou-se nos finais de Setecentos, então já com a colaboração do conde de Lippe.
Decisiva foi a participação de Almeida nas guerras dos séculos XVII e XVIII, embora o resultado nem sempre fosse o mais favorável às armas nacionais. Sobretudo, os desaires ficaram a dever-se à indisciplina das tropas portuguesas e à desorganização do comando, raramente sendo da responsabilidade das formidáveis defesas do moderno perímetro defensivo.
Ocupada em 1807 pelo exército francês comandado por Junot, Almeida é libertada; mas, em 1810, volta a sofrer nova sedição. Desta vez, Massena comanda a 3.a Invasão Francesa e bombardeia impiedosamente a fortaleza. Algumas salvas certeiras atingem um paiol de pólvora e o velho castelo medieval, bem assim como parte da vila de Almeida, são reduzidos a escombros. Arruinada a fortaleza, a resistência portuguesa quebra e rende-se a Massena. Alguns meses mais tarde, os franceses retiram sem glória, deixando atrás de si um rasto de violência e destruição.
Em 1844, o insurreto Regimento de Infantaria de Torres Novas protege-se nas arruinadas fortificações de Almeida, sendo cercado e derrotado por alguns corpos de tropas nacionais.
A planta da fortaleza desenha um hexágono reforçado por seis baluartes e seis panos de muralha com revelins. O sistema é completado com canhoneiras, plataformas e bastiões de flanco, protegendo os cerca de 2500 metros do polígono defensivo.
Deste modo, a vila de Almeida fica protegida por sólidas muralhas de cantaria, rodeadas por fossos e estradas cobertas, por detrás das quais se estendem praças de armas e esplanadas, casamatas abobadadas, quartéis e outros edifícios militares. A comunicação com o interior da fortaleza é estabelecida por várias portas, com realce para as de S. Francisco e de Santo António, que eram transpostas por pontes levadiças em madeira, agora convertidas em pontes de alvenaria.


PARTILHA COM OS TEUS AMIGOS

Almeida

Visitar a cidade

Brasão da Cidade
Contactos

Rua do Arco 13

6350-106 Almeida

270 570 020 (Chamada para a rede fixa nacional)

271 570 021 (Chamada para a rede fixa nacional)

turismo.almeida@cm-almeida.pt

DistritoGuarda

ConcelhoAlmeida

FreguesiaAlmeida

LatitudeN 40º 43' 29.8773''

LongitudeO 6º 54' 25.9315''

ENVIAR MAIL
Mais Informação da Empresa

NOME OFÍCIAL DA EMPRESA

Castelo de Almeida


Visualize esta página no seu telemóvel

https://www.portugalxxi.pt/pag/Castelo-de-Almeida-243865.html





© 2024 Portugal XXI Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Optimeios