Home
Agenda
Cinema
Gastronomia
Procurar Cidade
Contactos
Registar
Login
 
PROCURAR

Alfândega do Porto  

Centros de Congressos / Museus

O local da casa da Alfândega que atualmente conhecemos não foi o seu ponto primitivo de origem, uma vez que o primeiro edifício ficava na ermida de S. Nicolau, por de trás da Fonte Taurina.

Home
Porto
Sugerir
Reportar Erro
O local da casa da Alfândega que actualmente conhecemos não foi o seu ponto primitivo de origem, uma vez que o primeiro edifício ficava na ermida de S. Nicolau, por de trás da Fonte Taurina. Nela eram guardadas as mercadorias provenientes dos barcos. O seu mandatário foi D Afonso IV, em 1354, no entanto só anos mais tarde, em 1406 aproximadamente o rei D. João I lhe acrescentou um anexo onde funcionava a Casa da Moeda, onde veio também a funcionar a primeira Casa da Bolsa e do Comércio do Porto.

Em 1677, por ordem D. Pedro II a Casa da Alfândega foi reedificada, cenário que se repetiu em 1787.

Segundo antigas tradições os reis costumavam alojar-se nesta Casa aquando das suas passagem pelo Porto.

É este o motivo que leva certas pessoas a defender que foi nesta Casa que nasceu o Infante D. Henrique em 1394, durante uma das estadas da família real no Porto. Sendo daqui proveniente a designação de Casa do Infante pelo qual passou a ser conhecida a casa da Alfândega Velha.

Contudo o desenvolvimento da cidade e o crescente trafego fluvial e marítimo, já considerável no final do século XIX ditaram a incapacidade de permanecer a Alfândega Velha como alfândega da cidade, sendo necessária uma nova mais espaçosa e moderna.

E entre recursos insuficientes que apenas adiaram o inevitável a nova Alfândega foi mandada edificar a 25 de Setembro de 1859, na praia de Miragaia.

E em 1869 foram inauguradas as novas instalações, embora ainda não totalmente prontas.

A ideia do edifício incluía não só as infra-estruturas para a entrada e saída de mercadorias mas também diversas estruturas de apoio como: armazéns, vias férreas, plataformas giratórias que facilitassem o movimento de vagões e guindastes.

Este grandioso edifício, com duas fachadas, uma voltada para o rio e outra para a rua. Este foi construído sobre uma plataforma artificial que encobre a antiga praia de Miragaia e disfarçando as alfurjas (armazéns subterrâneos laterais).

Nos dias de hoje o edifício da Alfândega não tem já a mesma função de outorga, departamentos do Estado que actuam como instrumentos de política económica, de segurança e de defesa do património nacional e que têm por objectivos fiscalizar todas as mercadorias que entram e saem do país, arrecadar os direitos, impostos ou taxas cuja cobrança esteja a seu cargo e velar pela boa aplicação das leis e regulamentos aduaneiros, o grandioso edifício mostra agora ao publico os transportes da cidade e realiza outros eventos culturais e governamentais como o da Cimeira Ibero-Americana que se desenrolou no ano passado(1998). Os serviços que se desenvolviam neste edifício passaram para novas instalações em Pedras Rubras, junto ao aeroporto Sá Carneiro.


PARTILHA COM OS TEUS AMIGOS

Porto

Visitar a cidade

Brasão da Cidade
Contactos

Rua Nova da Alfândega

4050-430 Porto

223 326 991 (Chamada para a rede fixa nacional)

geral@ccalfandegaporto.com

www.ccalfandegaporto.com/

DistritoPorto

ConcelhoPorto

Freguesia

LatitudeN 41º 8' 33.4928''

LongitudeO 8º 37' 15.6216''

ENVIAR MAIL
Horário

Visitas:
Todos os dias das 10h00 ás 19h00

Presença nas Redes Sociais
Mais Informação da Empresa

NOME OFÍCIAL DA EMPRESA

Alfândega do Porto

CÓDIGO CAE

91030 Actividades dos sítios e monumentos históricos


Visualize esta página no seu telemóvel

https://www.portugalxxi.pt/pag/Alfândega-do-Porto-243805.html





© 2024 Portugal XXI Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Optimeios