Home
Agenda
Cinema
Gastronomia
Procurar Cidade
Contactos
Registar
Login
 
PROCURAR

Ponte Pênsil  

Pontes

A Ponte Pênsil, oficialmente denominada Ponte D. Maria II, era uma ponte suspensa que ligava as duas margens do Rio Douro, entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, em Portugal.

Home
Porto
Sugerir
Reportar Erro


O projecto da Ponte Pênsil constituiu a primeira obra permanente que foi construída sobre o Douro, em território Nacional.

A necessidade desta construção foi imposta pelo crescente tráfego entre o Porto e Gaia, mas fundamentalmente para evitar o fluente tráfego ribeirinho, uma vez que Ponte das Barcas, construída sobre o rio dificultava este meio de transporte.

A construção desta ponte foi adjudicada por lei a 7 de Abril de 1837, no entanto, as obras tiveram o seu inicio a 2 de Maio de 1841, para assinalar o aniversário da coroação de D. Maria II, com o nome da qual esta ponte foi oficialmente baptizada, embora ficasse para sempre na memória do povo portuense como Ponte Pênsil, ficou concluída 21 meses depois, abrindo ao transito a 17 de Fevereiro de 1843.

Semelhantes a obeliscos, erguem-se junto à ponte D. Luís I os pilares de cantaria com 15 metros de altura e rematados por capitéis dóricos, que durante um escasso meio século, mais concretamente 44 anos, sustentaram a ponte Pênsil, desactivada em 1887.

A estrutura principal da ponte era constituída por 8 cabos de fio de ferro. O vão da ponte era apoiado nos quatro pilares de cantaria, os cabos passavam por janelas aberta nas torres - pilares abaixo dos capiteis, nas faces paralelas ao rio e desciam depois aos poços de atracção construídos na rocha do lado do Porto e na alvenaria do lado de Gaia. O tabuleiro da ponte tinha um vão de 150m de comprimento e 6m de largura, incluindo os passeios laterais com 1m cada um.

As guardas da ponte também em madeira eram constituídas por prumos contraventados por cruzes de Santo André e pelo corrimão. Entre os pilares de um e doutro lado da ponte estava imcorporada uma casa, no lado do Porto estava instalado a Guarda Militar que tinha a seu cargo vigiar pela ordem e regulamento da ponte encarregando-se também de cobrar as portagens (5 reis por cada pessoa a pé, 20 reis por cada cavalo e 40 por um carro com uma junta de bois, cada cadeirinha de mãos pagava 60 reis todos estes preços duplicavam à noite, ou seja passados três quartos de hora do pôr do sol, voltando às taxas normais três quartos de hora antes do nascer do sol.

O primeiro teste de carga da ponte pesava 106.770Kg sendo constituído por 103 pipas de água.

A 12 de Outubro deu-se início aos trabalhos de demolição restando hoje apenas os dois pilares e os restos da casa de guarda do lado do Porto.


PARTILHA COM OS TEUS AMIGOS

Porto

Visitar a cidade

Brasão da Cidade
Contactos

Avenida Gustavo Eiffel 320

4000-173 Porto

DistritoPorto

ConcelhoPorto

Freguesia

LatitudeN 41º 8' 26.9483''

LongitudeO 8º 36' 35.4722''

ENVIAR MAIL
Mais Informação da Empresa

NOME OFÍCIAL DA EMPRESA

Ponte pênsil D. Maria II


Visualize esta página no seu telemóvel

https://www.portugalxxi.pt/pag/Ponte-pensil-D-Maria-II-243780.html





© 2024 Portugal XXI Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Optimeios