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Ponte da Arrábida  

Pontes

A Ponte da Arrábida foi a segunda a ser construída para a circulação rodoviária. A ela está intimamente ligada a construção da autoestrada que faz a ligação entre o Norte e Sul de Portugal.

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A Ponte da Arrábida foi a segunda a ser construída para a circulação rodoviária. A ela está intimamente ligada a construção da auto-estrada que faz a ligação entre o Norte e Sul de Portugal, constituindo uma das obras de maior importância para o desenvolvimento de todo o País.

Não foi no entanto possível fazer a ligação da auto-estrada à ponte D. Luiz I uma vez que esta já se encontrava, tal como a vemos hoje, sobrecarregada com um trafego intenso, motivado sobretudo pela expansão demográfica do distrito do Porto e do Concelho de Vila Nova de Gaia.

Por este motivo era necessária a construção de uma nova ponte sobre o Douro e o local escolhido foi, entre o morro do Candal, em V. N. Gaia e o da Arrábida, no Porto.

Quer o projecto, quer a direcção foram da autoria do Prof. Eng.º Edgar Cardoso.

E, a 22 de Junho de 1963 é inaugurada a Ponte da Arrábida, sendo considerada uma das mais longas do mundo no seu estilo, arqueada e em cimento armado.

O comprimento total do tabuleiro é de cerca de 615 metros, tendo uma largura de 27 metros. Inicialmente o tabuleiro possuía dois viadutos de acesso e duas faixas de rodagem independentes, duas pistas para ciclistas, dois passeios e um separador central.

Actualmente todas as características funcionais se alteraram excepto os dois passeios para peões, uma vez que o numero de faixas de rodagem que foi alargado para três de cada lado e as pistas para ciclistas desapareceram. Os dois arcos que formam a abóbada são ocos para reduzir o peso e estão unidos por ligamentos em diagonal, criando mais estabilidade transversal. O tabuleiro é sustentado por pilares assentes sobre os arcos. Podemos ainda admirar, e, para alguns recordar, as quatro pilastras localizadas quase nas extremidades da ponte que alojaram em tempos elevadores e monta-cargas de acesso ao dito tabuleiro.

O custo total desta obra orçou em cerca de 240 mil contos.

Nela foram gastos 20000 toneladas de cimento e perto de 59000 m3 de betão. Os varões e o aço laminado utilizado pesam aproximadamente 4500 toneladas.

A realização desta obra teve algumas fases delicada e verdadeiramente espectaculares, como por exemplo, a operação do fecho do cimbre.


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