Jardim da Estrela
Parques e Jardins
O Jardim da Estrela, mais tarde renomeado Jardim Guerra Junqueiro, é um jardim público situado na freguesia da Estrela, em Lisboa, estando uma das suas entradas em frente da Basílica da Estrela.
O Jardim da Estrela, mais tarde renomeado Jardim Guerra Junqueiro, é um jardim público construído ao estilo dos jardins ingleses que se situa na freguesia da Estrela, em Lisboa. Possui 4,6 hectares e encontra-se aberto ao público todos os dias, das sete horas da manhã até à meia-noite.
Existem cinco entradas para o Jardim da Estrela, estando delimitado a norte pela rua José Anastácio Rosa e rua de São Jorge, a oeste pela rua da Estrela, a leste pela rua do São Bernardo e finalmente a sul pela calçada da Estrela e Largo da Estrela, em frente da Basílica da Estrela. No interior existem dois parques infantis e um jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia. Na entrada para o Largo da Estrela, existe um centro de dia, e no centro do jardim há um quiosque da Biblioteca Municipal.
Um dos pontos centrais do jardim é o coreto verde de ferro forjado, onde os músicos tocam nos meses de Verão. Este coreto foi construído em 1884 e encontrava-se originalmente no Passeio Público antes da construção da Avenida da Liberdade tendo sido transferido para o jardim em 1936.
A norte do jardim da Estrela, no Cemitério Inglês, encontra-se o túmulo de Henry Fielding, romancista e dramaturgo inglês que morreu em Lisboa aos 47 anos e cuja última obra, publicada postumamente, conta a sua viagem a Portugal feita numa tentativa inútil para recuperar a saúde.
Um passeio mais atento pelo jardim permite-nos o encontro com varias personagens históricas, entre eles, o Busto de Antero de Quental, de 1946-1951 da autoria de Salvador Barata Feyo (1948); a Filha do Rei Guardando Patos ou a Guardadora de Patos, da autoria de Costa Motta (sobrinho) e Francisco Santos (1914), localizada no meio de um dos lagos do jardim. Junto a uma das entradas que dá para a Avenida Pedro Álvares Cabral, existe um elemento escultural em madeira, denominado Tronco Esculpido, efetuado precisamente de parte inferior de um tronco de árvore.
Junto aos vários lagos do jardim podem ser encontrados patos-reais, cisnes e gansos, pavões, os periquitos -de-colar (Psittacula krameri) e periquitos-da-guiné (Poicephalus senegalus) que interagem com os visitantes que lhes levam comida.
PARTILHA COM OS TEUS AMIGOS
Lisboa
Visitar a cidade
Largo da Estrela, Lisboa, Portugal
1350-183 Estrela
DistritoLisboa
ConcelhoLisboa
FreguesiaEstrela
LatitudeN 38º 42' 49.7799''
LongitudeO 9º 9' 36.2363''
Aberto ao público todos os dias, das sete horas da manhã até à meia-noite.
NOME OFÍCIAL DA EMPRESA
Jardim Guerra Junqueiro (Jardim da Estrela)
Passeio de Elétrico No. 28
Visualize esta página no seu telemóvel https://www.portugalxxi.pt/pag/Jardim-Guerra-Junqueiro-Jardim-da-Estrela-243747.html |
© 2025 Portugal XXI Todos os direitos reservados.