Francesinha à Moda do Porto
Cidade e Regição de Origem
Porto, Portugal
Tipo de Comida
Prato de Carne
Tempo Médio de Preparação
30 minutos
Número de Pessoas
1 pessoas
Nível de Dificuldade (1 a 5)
Nível 3 (Médio)
Molho
Sanduíche
Molho (para 2 pessoas)
2 folhas de louro
1 caldo Knorr
1 cerveja
1 cálice de vinho do porto
2 c. de sopa de polpa de tomate
1 c. de sopa de margarina
1 c. de sopa de Maizena
1/2 copo de leite
Piripiri q.b.
Ovo estrelado (opcional)
Sanduíche (para 1 pessoa)
2 fatias de pão de forma (para torradas)
1 bife
Fiambre, q.b.
Linguiça, q.b.
Salsichas, q.b.
Queijo, q.b.
O nome “Francesinha” pouco significará para aqueles que nunca viveram em Portugal, e mesmo em Portugal existem milhares de pessoas que não fazem a mínima ideia do que se trata. Mas afinal o que é? Segundo reza a história, esta receita nasceu na cidade nos anos cinquenta e foi um português de nome Daniel David Silva que a criou. Tendo sido emigrante em França, ele usou como inspiração uma das sanduiches mais típicas de França, o “Croque-Monsieur”.
A sua ideia foi a de ajustar os ingredientes ao paladar e cultura gastronómica das gentes da cidade do Porto, habituadas a comidas substanciais de sabores fortes e quentes, acabando por criar o famoso molho que é, sem qualquer contestação, a alma de qualquer boa Francesinha.
A diversidade dos artigos que a acompanham afectam de forma determinante o seu sabor e a sua acidez ou doçura.
Existem restaurantes que fazem molhos de excelência cuja combinação de ingredientes é um segredo que dura há gerações. Mas se o molho é a alma da Francesinha, a qualidade das carnes utilizadas e até o tipo de pão que se usa são a sua estrutura, sendo o paladar final fortemente influenciado pela sua escolha criteriosa.
De confecção barata, tornou-se um prato do povo acabando por se transformar numa das mais apreciadas iguarias da cidade do Porto, ao ponto de existirem restaurantes especializados em Francesinhas.
O site AOL Travel elegeu a Francesinha como uma das 10 melhores sanduíches do mundo, considerando que, apesar do seu diminutivo, esta iguaria de “pequena tem muito pouco”. No top elaborado pelo AOL Travel a Francesinha aparece ao lado das sanduíches: Roujimao (China), Smorrebrod (Dinamarca), Kati Roll (India), Pan Bagnat (França), Gelato Sandwich (Itália), Indian (Navajo), Taco (Estados Unidos), Chip Butty (Reino Unido) e Cemita (México).
Tal como outras coisas na vida, uma Francesinha não pode ser explicada tem de ser experimentada.
Curiosidades:
– As variantes da verdadeira Francesinha são muitas e regra geral nada têm a ver com a original em termos de sabor final. A mais conhecida é a Francesinha Poveira, nascida na Póvoa do Varzim em 1962, que é feita com pão cacete e cuja versão tradicional não é servida com molho.
– Os principais locais onde se pode experimentar das melhores Francesinhas da cidade do Porto, são: Café Santiago, Bufete Fase, Lado B, Afonso e Café São Nicolau.
– Como qualquer Portuense sabe, uma Francesinha é acompanhada com batata frita aos palitos e cerveja estupidamente gelada.
Porto
Visitar a cidade
© 2024 Portugal XXI Todos os direitos reservados.