Ensopado de enguias à alentejana
Cidade e Regição de Origem
Alentejo, Portugal
Tipo de Comida
Entradas e Petíscos
Tempo Médio de Preparação
40 minutos
Número de Pessoas
4 pessoas
Comece por lavar bem as enguias.
Prepare-as depois cortando-as em pedaços e temperando-as com sal.
Leve ao lume um pouco de azeite, junte a cebola cortada em rodelas e o alho picadinho. Deixe cozinhar até ficar douradinho.
Retire a pele e as sementes ao tomate, adicione-o ao refogado e em seguida acrescente o vinho branco.
Após apurar um pouco coloque as enguias e deixe cozinhar até adquirirem o ponto certo. Retifique o tempero de sal e pimenta.
Sirva com um dos acompanhamentos que sugerimos nas notas e polvilhe igualmente com as nossas sugestões, nomeadamente coentros, salsa ou orégãos.
DICAS
Deixe as enguias temperadas durante 1 a 2 horas antes de as cozinhar.
Dependendo dos gostos, os ingredientes a usar podem ser enriquecidos com opções como louro, orégãos, coentros, salsa ou pimentão doce.
Para os mais arrojados, sugere-se a utilização de pimentão salgado ou piripiri. O truque vai estar sempre no equilíbrio de sabores.
Este prato pode ser acompanhado com pão frito ou torrado, com umas batatas cozidas, ou misturando as batatas na própria confeção.
Está claramente a pedir um bom vinho branco alentejano à temperatura ideal. Sugerimos os 8 a 12 ºC.
0,5 kg de enguias
2 cebolas
3 dentes de alho
2 tomates
75 ml de vinho branco
qb azeite
qb sal
qb pimenta
Antigamente, as enguias eram apanhadas exclusivamente na Ria de Aveiro, em riachos e ribeiros da região, pelo que, eram abundantes e um prato bastante confecionado, porque eram as próprias pessoas que as apanhavam. Atualmente, esta prática já não se verifica, e a sua grande maioria é produzida em viveiro.
© 2023 Portugal XXI Todos os direitos reservados.