Home
Agenda
Gastronomia
Procurar Cidade
Contactos
Registar
Login
 
PROCURAR

Bifana

Cidade e Regição de Origem

Porto, Portugal

Tipo de Comida

Prato de Carne

Tempo Médio de Preparação

40 minutos

Número de Pessoas

4 pessoas

Nível de Dificuldade (1 a 5)

Nível 1 (Muito Fácil)

Preparação
  • Descasque os dentes de alho e esmague-os. Bata, ligeiramente, as bifanas com um martelo de cozinha e coloque-as num tabuleiro. Tempere com sal e adicione os alhos, o colorau, o louro e o vinho. Tape com película aderente e leve ao frio a marinar, durante cerca de 30 minutos.

  • Após o tempo indicado, leve ao lume uma frigideira com a banha e deixe derreter. Escorra a carne e frite-a de ambos os lados, em lume brando, até ficar bem douradinha. Retire e reserve.

  • Na mesma frigideira, deite a marinada da carne e deixe apurar, mexendo de vez em quando. Junte novamente a carne e cozinhe, por mais 2 ou 3 minutos. Disponha as bifanas, ainda quentes, dentro das carcaças e sirva.
Ingredientes

4 bifanas

4 carcaças

4 dentes de alho

100 ml de vinho branco

1 colher (sopa) de banha

1 colher (chá) de colorau

1 folha de louro

Sal q.b.

História

Bifana é um prato típico português. Consiste em de vinha d'alhos, que se põe dentro de pão aquecido. Normalmente são temperadas com mostarda ou molho picante. Na região Norte são tiras de lombo de porco laminadas, cozinhadas em molho especial, servidas em pão biju sem qualquer adição de molhos (estes são uma opção à escolha do freguês). Este prato é tipicamente servido nas Festas Populares que se desenrolam por todo o país ou em algumas casa tradicionais do Porto. A região do Alentejo é descrita como o local de origem e excelência da bifana, "que terá nascido na cidade de Vendas Novas", no entanto o Porto possui uma grande tradição desta excelente iguaria possuindo algumas das principais casas dedicadas a este prato. Quando visitar o Porto não deixe de comer uma, depois de uma noite bem passada nos bares da cidade.

Porto

Visitar a cidade

© 2023 Portugal XXI Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Optimeios