Home
Agenda
Cinema
Gastronomia
Procurar Cidade
Contactos
Registar
Login
 
PROCURAR

Bacalhau à Brás

Cidade e Regição de Origem

Lisboa, Portugal

Tipo de Comida

Peixes e Mariscos

Tempo Médio de Preparação

50 minutos

Número de Pessoas

4 pessoas

Nível de Dificuldade (1 a 5)

Nível 2 (Fácil)

Preparação
  • Comece por dessalgar o bacalhau, se necessário, deixando-o de molho em água por algumas horas. Depois, desfie o bacalhau em pedaços menores.
     
  • Descasque as batatas e corte-as em palitos finos. Frite-as em óleo quente até ficarem douradas e crocantes. Retire e escorra em papel toalha para remover o excesso de óleo.
     
  • Em uma panela grande, refogue a cebola picada e os dentes de alho picados em azeite de oliva até ficarem macios e levemente dourados.
     
  • Adicione o bacalhau desfiado à panela e refogue por alguns minutos até que esteja bem misturado com a cebola e o alho.
     
  • Adicione as batatas fritas à panela e misture bem com o bacalhau.
     
  • Em uma tigela pequena, bata os ovos com um pouco de salsa picada e despeje sobre a mistura de bacalhau e batatas na panela.
     
  • Cozinhe em fogo médio, mexendo continuamente, até que os ovos estejam cozidos e formem uma mistura cremosa.
     
  • Tempere com sal e pimenta a gosto. Se desejar, adicione algumas azeitonas pretas por cima para decorar e dar sabor extra.
     
  • Sirva o Bacalhau à Brás quente, polvilhado com mais salsa fresca picada.
Ingredientes

400g de bacalhau dessalgado e desfiado

500g de batatas

3 ovos

1 cebola grande

2 dentes de alho

Salsa fresca picada

Azeitonas pretas (opcional)

Azeite de oliva

Sal e pimenta a gosto

História

O Bacalhau à Brás é um prato clássico da culinária portuguesa que remonta ao século XIX. A história por trás deste prato é interessante e envolve uma mistura de influências culturais e tradições culinárias.

Diz-se que o Bacalhau à Brás foi inventado em Lisboa por um taberneiro chamado Brás, daí o nome do prato. A história conta que Brás criou essa receita como uma maneira saborosa e econômica de aproveitar as sobras de bacalhau e batatas. Ele desfiava o bacalhau, misturava-o com batatas fritas e ovos batidos, e adicionava alguns temperos simples, como cebola e alho. O resultado era um prato delicioso e reconfortante que rapidamente se tornou popular entre os frequentadores da taberna.

Com o tempo, o Bacalhau à Brás ganhou destaque na culinária portuguesa e tornou-se um prato icônico, apreciado tanto por habitantes locais quanto por visitantes. Sua simplicidade, sabor e história fascinante o tornaram uma parte importante da rica tradição gastronômica de Portugal.

Lisboa

Visitar a cidade

© 2024 Portugal XXI Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Optimeios