Home
Agenda
Cinema
Gastronomia
Procurar Cidade
Contactos
Registar
Login
 
PROCURAR

Baba de camelo

Cidade e Regição de Origem

Lisboa, Portugal

Tipo de Comida

Sobremesas e Pastelaria

Tempo Médio de Preparação

90 minutos

Número de Pessoas

6 pessoas

Nível de Dificuldade (1 a 5)

Nível 2 (Fácil)

Preparação
  • Comece por preparar a base de creme batendo as natas até ficarem firmes em ponto de chantilly. Reserve.
     
  • Em outra tigela, bata os ovos até que fiquem leves e fofos.
     
  • Adicione o leite condensado aos ovos batidos e misture bem até obter uma mistura homogênea.
     
  • Incorpore delicadamente as natas batidas à mistura de ovos e leite condensado até que estejam completamente misturadas.
     
  • Despeje a mistura em uma forma de pudim previamente caramelizada (opcionalmente, caramelizar com açúcar derretido no fundo da forma).
     
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180°C em banho-maria por cerca de 45 minutos a 1 hora, ou até que esteja firme e dourado por cima.
     
  • Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de levar à geladeira por algumas horas ou até que esteja bem firme.
     
  • Quando estiver pronto para servir, desenforme o Baba de Camelo e polvilhe com café solúvel, se desejar.
Ingredientes

1 lata de leite condensado

4 ovos

200ml de natas (creme de leite) para bater

Açúcar para caramelizar (opcional)

Café solúvel para polvilhar (opcional)

História

Baba de camelo é, sem sombra de dúvida, o nome mais inesperado, insólito e estranho para uma sobremesa alguma vez inventado. Honra seja feita aos portugueses, criadores tanto da famosa sobremesa como do seu esquisito nome. Conta-se que, no final da primeira metade do século XX, uma dona de casa, a senhora dona Valentina, recebeu inesperadamente uma série de convidados para jantar. Quando pensava que sobremesa apresentar, ter-se-á apercebido da escassez de ingredientes na despensa. À falta de outra solução, arranjou-se como pôde, à boa maneira do desenrasque luso. Nem tempo nem ingredientes eram de sobra, pelo que a imaginação teria forçosamente de ser posta à prova.

Chegada a hora da sobremesa, e temendo que o doce preparado não chegasse para todos os comensais, tê-lo-á anunciado como “baba-de-camelo”, na esperança que alguns, dada a designação, se abstivessem de provar, o que parece ter de facto acontecido. Mas reza a lenda que os que provaram se deleitaram com a invenção gastronómica da criativa senhora. Mito urbano? Não se sabe. Mas é tão delicioso quanto o sabor da sobremesa que lhe deu origem. 

Lisboa

Visitar a cidade

© 2024 Portugal XXI Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Optimeios