Baba de camelo
Cidade e Regição de Origem
Lisboa, Portugal
Tipo de Comida
Sobremesas e Pastelaria
Tempo Médio de Preparação
15 minutos
Número de Pessoas
4 pessoas
DICAS
As claras batidas da forma indicada dão à Baba de Camelo uma textura mais consistente e evitam que se forme líquido no fundo das taças.
O miolo da amêndoa posto na hora fica mais crocante.
Caso a Baba de Camelo fique muito tempo no frio cubra as taças com película aderente pois evita que se forme uma capa à superfície.
Pode também utilizar caramelo líquido para decorar as taças de baba de camelo.
A receita original de baba de camelo era feita sem bolachas mas, hoje em dia, elas são muito utilizadas, especialmente nos restaurantes. Se gostar, deve utilizar bolachas com sabor a canela (ou bolacha Maria). Esmague-as e espalhe pelo fundo da taça. Também pode utilizar as bolachas desfeitas para polvilhar.
Por falar em receita original de baba de camelo… tradicionalmente, só levava leite condensado e ovos. No caso específico da nossa receita, o açúcar e o limão servem para melhorar a consistência (torná-la menos líquida).
1 lata de leite condensado cozido
4 ovos XL
qb amêndoa palitada
50 g de açúcar
2 colheres de café de sumo de limão
Baba de camelo é, sem sombra de dúvida, o nome mais inesperado, insólito e estranho para uma sobremesa alguma vez inventado. Honra seja feita aos portugueses, criadores tanto da famosa sobremesa como do seu esquisito nome. Conta-se que, no final da primeira metade do século XX, uma dona de casa, a senhora dona Valentina, recebeu inesperadamente uma série de convidados para jantar. Quando pensava que sobremesa apresentar, ter-se-á apercebido da escassez de ingredientes na despensa. À falta de outra solução, arranjou-se como pôde, à boa maneira do desenrasque luso. Nem tempo nem ingredientes eram de sobra, pelo que a imaginação teria forçosamente de ser posta à prova.
Chegada a hora da sobremesa, e temendo que o doce preparado não chegasse para todos os comensais, tê-lo-á anunciado como “baba-de-camelo”, na esperança que alguns, dada a designação, se abstivessem de provar, o que parece ter de facto acontecido. Mas reza a lenda que os que provaram se deleitaram com a invenção gastronómica da criativa senhora. Mito urbano? Não se sabe. Mas é tão delicioso quanto o sabor da sobremesa que lhe deu origem.
Lisboa
Visitar a cidade
© 2023 Portugal XXI Todos os direitos reservados.