Home
Agenda
Cinema
Gastronomia
Procurar Cidade
Contactos
Registar
Login
 
PROCURAR

Teatro Sá Da Bandeira  

Teatros

Construção do início do século XX, este edifício tornou-se, à época, numa das principais referências culturais da cidade

Home
Porto
Sugerir
Reportar Erro
O Teatro Sá da Bandeira localiza-se na rua com o mesmo nome, no centro histórico do Porto. O imóvel desenvolve-se numa planta irregular, composta por quatro corpos edificados, que correspondem à sala de espetáculos principal, com lotação de 786 lugares, ao átrio e escadaria, e aos espaços de camarins.
Este espaço recreativo foi projetado seguindo os modelos dos teatros e salas de ópera oitocentistas, embora apresente um desenho mais modesto. A fachada principal harmoniza-se com as casas de habitação que a rodeiam, num estilo neoclássico. A sala de espetáculos apresenta planta circular com cobertura poligonal em ferro, dividindo-se em quatro níveis, a plateia, a tribuna e dois andares de balcões com camarotes, estes numa estrutura de madeira branca com motivos ornamentais em talha dourada e estuque. O teto é pintado com motivos florais estilizados, e as paredes são cobertas por papel a imitar brocado.
O elemento de maior destaque é a teia, inteiramente feita em madeira, composta por um sistema de escadas, passadiços e estrados interpostos por um sistema de cordas e roldanas acionadas manualmente para a subida e descida de cenários, também estes dispostos em molduras de madeira.A quatro de Agosto de 1846, é inaugurado como Teatro Circo, um barracão de madeira, mandado construir por D. José Toudon Ferrer Catalon para a sua companhia equestre. Em 1854 foi demolido para se fazer outro de pedra e cal, por sua vez substituído, dez anos depois, em 1858, pelo edifício que chegou até aos nossos dias. O projeto é do arquiteto Pedro José de Oliveira. O novo Teatro, a que se chamou Teatro-Circo Príncipe Real, tinha duas portas de entrada: a principal pela Rua de Santo António (atual 31 de Janeiro), por um túnel arqueado que desembocava numa escadaria de acesso a um pequeno átrio. A entrada secundária fazia-se pela nova Rua de Sá da Bandeira, hoje a entrada principal. Grandes vultos da cultura nacional e estrangeira estiveram e estão naquela teatro, como Sarah Bernhardt, a primeira apresentação, no Porto, do Animatógrafo («do eletricista Sr. Rousby» em 17 Julho de 1896) e foi também ali, a 12 de Novembro de 1896, que Aurélio da Paz dos Reis apresentou os primeiros filmes realizados por um português. Foi um dos primeiros, se não o primeiro teatro do Porto, a usar iluminação elétrica em vez de iluminação a gás. Em Outubro de 1910 (uma semana depois da implantação da República) troca o nome de Teatro do Príncipe Real pelo de Teatro Sá da Bandeira. O significado deste teatro na vida cultural da cidade do Porto é registado desde a sua abertura até aos nossos dias.


PARTILHA COM OS TEUS AMIGOS

Porto

Visitar a cidade

Brasão da Cidade
Contactos

Teatro Sa da BAndeira, R. de Sá da Bandeira 108

4000-427 Porto

222 002 550 (Chamada para a rede fixa nacional)

teatrosadabandeira.pt

DistritoPorto

ConcelhoPorto

FreguesiaUnião das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória

LatitudeN 41º 8' 48.6001''

LongitudeO 8º 36' 31.9648''

ENVIAR MAIL
Presença nas Redes Sociais
Mais Informação da Empresa

NOME OFÍCIAL DA EMPRESA

Teatro Sá Da Bandeira

Nº DE CONTRIBUINTE

505941350

CÓDIGO CAE

59140 Projecção de filmes e de vídeos

Transportes

Autocarro: 507, 600, 601, 602, 701, 702, 906
Comboio: L. BRAGA, L. MARCO
Metro: A, B, C


Visualize esta página no seu telemóvel

https://www.portugalxxi.pt/pag/Teatro-Sa-Da-Bandeira-243912.html





© 2024 Portugal XXI Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Optimeios